Informações para a defesa
- A defesa deverá ocorrer de forma pública e presencial. Para casos específicos a defesa poderá ocorrer de forma fechada ou mesmo no formato remoto.
- A banca deverá ser constituída pelo orientador-DQ e por 2 membros convidados (que pode ser outro professor, pesquisador, aluno de pós-graduação ou pessoa com notório saber sobre o tema do TCC).
- A apresentação pública do TCC na forma de seminário terá de 30 a 40 minutos de duração. O estudante deverá iniciar a apresentação justificando o porquê da escolha do tema do TCC, tendo em vista as atividades realizadas durante o estágio. Lembre-se que a apresentação deve ser um breve relato do TCC em si, uma vez que os membros da banca já o leram e o público não emite nenhuma avaliação sobre o seu trabalho.
- Após a apresentação do seminário, a banca arguirá o estudante quanto ao trabalho escrito e apresentado publicamente.
- Finalizado a etapa de arguição a banca deverá se reunir para a atribuição da nota. A nota é dada em Ata.
- E os documentos do TCC (ata, folha de aprovação...)?
Todos os documentos relativos ao TCC são preparados pela CoordEst. Após a apresentação pública do TCC, os orientadores deverão enviar uma mensagem ao coordenador, informando a nota atribuída ao aluno. Será gerado um processo no SEI (Graduação – Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso). Os documentos gerados (Ata da apresentação, Folha de aprovação, Atestado do orientador, Atestado dos membros da banca) serão encaminhados para o orientador. Lembre-se que a Folha de aprovação deverá ser inserida no TCC para o depósito do mesmo no Repositório da UFSCar.