Instruções para a Realização do Estágio Obrigatório Supervisionado em Química
1. Introdução
O estágio curricular é um componente obrigatório para a obtenção do diploma do curso de Bacharelado em Química, sendo composto por uma carga horária de 240 horas, totalizando 16 créditos. As diretrizes para realização do estágio curricular obrigatório no âmbito do curso de Bacharelado em Química estão em consonância com a Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes e a Portaria GR nº 282/09, de 14 de setembro de 2009, que aprova a Resolução do Conselho da Graduação da UFSCar Nº 013/09, de 15 de junho de 2009, que dispõe sobre a realização de estágios de estudantes dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de São Carlos.
O estágio curricular obrigatório deverá ser desenvolvido na área da Química, de forma que o estudante exercite e aplique os conhecimentos construídos durante a vida acadêmica no ambiente de atuação profissional, possibilitando o desenvolvimento de habilidades específicas. Com isso, espera-se que o aluno adquira uma visão mais ampla das possibilidades de trabalho na área e das relações e interações que ocorrem no mundo do trabalho.
2. Dos Objetivos do Estágio
- Participar do funcionamento de um projeto de Química em uma instituição, integrar os conteúdos trabalhados nos eixos temáticos ao longo do curso.
- Desenvolver habilidades específicas por meio do exercício e aplicação do conhecimento construído durante a vida acadêmica no ambiente de atuação profissional.
- Trazer novas experiências à sala de aula e possibilitar uma visão mais ampla das possibilidades de trabalho na área.
- Promover a integração Universidade-Comunidade, estreitando os laços de cooperação.
- Possibilitar reflexão e análise crítica das situações vivenciadas no ambiente do estágio.
- Consolidar o processo de formação do profissional bacharel em Química para o exercício da atividade profissional de forma integrada e autônoma.
3. Dos requisitos para a realização do estágio:
Para a realização do estágio, o estudante deverá estar regularmente matriculado no curso, sendo condições legais e necessárias:
- Celebração do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) entre o educando e a parte concedente, com indicação da área de conhecimento, do nível e da modalidade de ensino e o caráter obrigatório do estágio.
- Elaboração de Plano de Atividades a serem desenvolvidas no estágio, compatíveis com o Projeto Pedagógico do Curso, o horário e o calendário escolar, de modo a contribuir para a efetiva formação profissional do(a) estudante.
- Indicação para o acompanhamento efetivo do estágio de: um professor orientador da UFSCar e um supervisor da parte concedente, ambos com formação e/ou experiência na área de Química.
3.1 Do Termo de Compromisso de Estágio (TCE):
O TCE a ser celebrado entre o estudante, a parte concedente do estágio e a UFSCar, deverá estabelecer:
- O plano das atividades a serem realizadas, que figurará em anexo ao respectivo termo de compromisso.
- As condições de realização do estágio, em especial, a duração e a jornada de atividades, respeitada a legislação vigente.
- As obrigações do estagiário, da concedente e da UFSCar.
- O valor da bolsa ou outra forma de contraprestação devida ao Estagiário, e o auxílio-transporte, a cargo da Concedente, quando for o caso.
- O direito do estagiário ao recesso das atividades na forma da legislação vigente.
- A contratação de seguro de acidentes pessoais em favor do estagiário, a cargo da Concedente ou da instituição.
- Outras cláusulas e condições que sejam necessárias.
Caso haja necessidade de celebração de acordo de cooperação para realização de estágios, a Coordenação de Curso encaminhará a proposta devidamente justificada à Pró-Reitoria de Graduação que a submeterá à aprovação do Conselho de Graduação. Após aprovação a proposta será encaminhada à Procuradoria Jurídica para as providências de formalização, competindo ao Pró-Reitor de Graduação assinar o respectivo termo de acordo de cooperação, por delegação do Magnífico Reitor. O termo de acordo de cooperação para realização de estágio será elaborado de conformidade com o modelo o qual poderá ser acessado pelo site: http://www.prograd.ufscar.br/estudantes-de-graduacao/estagios-1/termos-de-compromisso-de-estagio.
4. Do acompanhamento do Estágio curricular obrigatório
O acompanhamento das atividades do Estágio curricular obrigatório será de responsabilidade da Coordenação de Estágio, dos professores orientadores e dos supervisores vinculados às partes concedentes e será desenvolvido obedecendo às seguintes etapas:
- Planejamento o qual se efetivará com a elaboração do plano de trabalho e formalização do termo de compromisso.
- Supervisão e Acompanhamento se efetivarão em três níveis: Profissional, Didático-pedagógico e Administrativo, desenvolvidos pelo supervisor local de estágio ou professor orientador (para os estágios executados nos laboratórios do DQ) juntamente com a Coordenação dos Estágios e TCCs, respectivamente.
- Avaliação se efetivará em dois níveis: profissional e didático, desenvolvidos pelo supervisor local de estágio e professor orientador, respectivamente.
5. Do Desenvolvimento do Estágio curricular obrigatório
O desenvolvimento do estágio deverá estar pautado nos seguintes pressupostos:
- O estágio não poderá ultrapassar seis horas diárias e trinta horas semanais. Caso não estejam programadas aulas presenciais, o estágio poderá ocorrer em jornada de até 40 (quarenta) horas semanais (dado pela Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008).
- O pagamento de bolsa e auxílio-transporte é opcional no caso de estágio obrigatório.
- O estagiário tem direito a um recesso de 30 dias, após um ano de estágio. As mesmas condições de pagamento do período normal de estágio devem ser aplicadas no período de recesso.
6. Das Atribuições do Estagiário
Caberá ao estudante estagiário do curso de Bacharelado em Química:
- Apresentar os documentos exigidos pela Instituição UFSCar e pela instituição concedente.
- Seguir as determinações do Termo de Compromisso de Estágio.
- Cumprir integralmente o horário estabelecido pela Instituição, observando assiduidade e pontualidade.
- Manter sigilo sobre conteúdo de documentos e de informações confidenciais referentes ao local de estágio.
- Seguir as orientações e decisões do supervisor local do estágio, quanto às normas internas da concedente.
- Efetuar registro diário da frequência no estágio.
- Elaborar e entregar relatório e outros documentos nas datas estabelecidas.
- Respeitar as orientações e sugestões do supervisor de estágio.
- Manter contato com o professor orientador de estágio, sempre que julgar necessário.
- Assumir o estágio com responsabilidade, zelando pelo nome da Instituição do Estágio e do curso a UFSCar.
7. Das atribuições da Coordenação de Estágio
Caberá à Coordenação do curso de Bacharelado em Química ou à Coordenação de Estágio:
- Coordenar as atividades relativas ao cumprimento dos programas do estágio.
- Apreciar e decidir sobre propostas de estágios apresentadas pelos estudantes.
- Coordenar as indicações de professores orientadores por parte dos alunos, procurando otimizar a relação aluno-professor
- Promover convênios e termos de compromissos entre a Universidade Federal de São Carlos e as partes concedentes interessadas em abrir vagas para Estágio na área do curso, avaliando as instalações da parte concedente de forma a verificar a sua adequação à formação profissional esperada para o egresso do curso.
- Divulgar as vagas de estágio no âmbito do curso.
- Coordenar a tramitação de todos os instrumentos jurídicos (convênios, termos de compromisso, requerimentos, cartas de apresentação, cartas de autorização etc) para que o estágio seja oficializado, bem como a guarda destes.
8. Das atribuições dos professores orientadores (Estágios Realizados nos Laboratórios do DQ)
Caberá aos professores orientadores de estágio:
- Orientar os estudantes no desenvolvimento do plano de atividades e na elaboração dos relatórios periódicos e final pelo estagiário.
- Indicar bibliografia de pesquisa e dar suporte ao desenvolvimento das atividades de estágios.
- Acompanhar o desenvolvimento do plano de atividades, observando o controle de frequência, bem como a necessidade da proposição de melhorias para que o resultado esteja de acordo com a proposta inicial.
- Analisar e aprovar os relatórios periódicos e final.
9. Das atribuições dos supervisores (Estágios Realizados foras do DQ)
Caberá aos profissionais supervisores de estágio:
- Orientar e supervisionar até 10 (dez) estagiários simultaneamente;
- Supervisionar o desenvolvimento do estágio, controlar frequências, analisar relatórios, interpretar informações e propor melhorias para que o resultado esteja de acordo com a proposta inicial;
- Enviar à Coordenação de Curso, com periodicidade mínima de 6 (seis) meses, relatório de atividades desenvolvidas pelos estagiários.
10. Da avaliação
O acompanhamento e avaliação relativos a este serão sistematizados em Formulários digitais disponibilizados pela Coordenação de Estágios, com objetivos específicos, conforme descrito a seguir:
- Formulário de Avaliação de Estágio Supervisionado - Supervisor – Formulário encaminhado para avaliação e acompanhamento de estágios realizados em empresas e instituições externas à UFSCar. Direcionado para os supervisores dos estagiários (https://forms.gle/gW2HrK5wwfmCJUBSA);
- Formulário de Avaliação de Estágio Supervisionado - Docente Orientador –Formulário encaminhado para avaliação e acompanhamento de estágios realizados internamente à UFSCar. Direcionado para os professores orientadores da UFSCar (https://forms.gle/5vz4C86UpsndzVLn8).
11. Da elaboração do Relatório de Estágio
O relatório deverá ser um trabalho acadêmico, o qual descreve a realidade vivenciada no estágio, devendo ser coerente com o Plano de Atividades apresentado.
O Relatório de Estágio deverá ser estruturado da seguinte maneira:
- Descrição geral do local de estágio.
- Descrição dos trabalhos realizados.
- Referencial teórico.
- Descrição dos processos técnicos ou de outras particularidades técnicas observadas.
- Conclusão com apreciação crítica, ressaltando êxitos e dificuldades encontradas.
- Referências (bibliográficas ou não) utilizadas no texto.
Após a finalização do Relatório do Estágio, uma cópia eletrônica de sua versão final deve ser encaminhada à Coordenação de Estágios.